Chat


Get your own Chat Box! Go Large!
Tenham bom senso e responsabilidade com o que está sendo dito, com bom uso e principalmente, tendo em mente que TODOS deverão ser respeitados em suas diferenças, inclusive de opinião. Assim, nenhum usuário precisará ser bloqueado. O conteúdo da conversa, deve ser relacionado aos temas do blog.
É proibido o uso de nicks com nomes de Entidades, Cargos do Tipo Pai, Mãe, Ogan etc. ou Orixás, ou nicks considerados como insultuosos ou ofensivos.
É proibido insultar ou ofender qualquer utilizador deste chat. Respeite para ser respeitado.
Não informe dados pessoais na sala de chat, tais como E-mail,
Nº de telefone.
Esse tipo de informação deve ser em conversa privada com o membro, pois o Blog não se responsabiliza por quaisquer dano e/ou prejuízo.
Ao menos uma vez por semana, estarei presente e online para quem quiser conversar, compartilhar algo e/ou trocar idéias.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Casa de Exu, Porteira ou Tronqueira


Sempre que entramos em um Centro Espírita nos deparamos com uma casinha ao lado esquerdo da entrada, tal qual desperta a curiosidade de alguns e o medo de outros... Essa casinha ou quartinho é chamado de Casa de Exu, Tronqueira ou Porteira. Todo Centro de Umbanda deve possuir esse local de culto aonde é resignada a morada dos Exus e Pombo-giras os Guardiões dos Grandes Portais da espiritualidade.
Exu e Pombo-Gira são os Seguranças de um terreiro, se bem cuidados e tratados fazem de um simples portão de madeira uma grande fortaleza.
A Porteira exerce diversas funções dentro de um terreiro, mas com o principal objetivo de proteção a ele. Ela é um ponto de força firmado no terreiro, ou seja, toda essa energia que emana dela é usada para os trabalhos dos Exus e Pombo-giras, os quais a utilizam para se reenergizar para os trabalhos de limpeza ou proteção da casa. Essa energia tem também como finalidade ser a fonte que alimenta um campo de força energético que se mantêm no astral, numa vasta área em torno do terreiro (equivalente a mais ou menos um quarteirão), área que é protegida pelos Exus e Pomba-giras.
Sendo essa energia que os Exus e Pomba-giras manipulam mais densa (mais próxima a nossa), a porteira é utilizada como um pára-raios, evitando que energias deletérias entrem na casa para prejudicar o andamento dos trabalhos. Nesta mesma função a porteira serve como uma área de retenção, mantendo ali alguns dos espíritos trevosos que acompanham os consulentes até o terreiro, e até mesmo algum destes seres que foram capturados durante os ataques espirituais que a casa sofre perante os trabalhos. Onde estes seres que ficaram retidos durante os trabalhos, serão socorridos, esclarecidos e encaminhados para os tribunais da justiça divina.
No astral ou na terra, os Exus e Pombo-giras, utilizam-se dos elementos dispostos na porteira para beneficiar os trabalhos que são realizados dentro
do templo.

Dentro de uma porteira encontramos vários tipos de ferramentas (objetos ritualísticos), como tridentes, punhais, assentamentos, imagens, velas, bebidas e cigarros. Cada instrumento com sua finalidade e tanto os Exus quanto as Pombo-giras ativam seus mistérios nestes elementos com a finalidade de realizarem seus trabalhos espirituais.
Existem vários tipos de elementos, que são velados, isso se faz necessário, para manter o devido resguardo dos trabalhos dos templos, evitando até que pessoas dêem mal uso a forças tão importantes.
É importante que os médiuns e os assistidos saibam da importância de uma porteira e que todos saibam que este ponto de força está sobre as ordens da Lei maior. Quando alguém deturpa este ponto de força, usando-o de forma negativa, este se torna um portal negativo. Este tipo de procedimento não é da Umbanda e sim de seitas que muitas vezes se utilizam do nome da nossa religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário