Chat


Get your own Chat Box! Go Large!
Tenham bom senso e responsabilidade com o que está sendo dito, com bom uso e principalmente, tendo em mente que TODOS deverão ser respeitados em suas diferenças, inclusive de opinião. Assim, nenhum usuário precisará ser bloqueado. O conteúdo da conversa, deve ser relacionado aos temas do blog.
É proibido o uso de nicks com nomes de Entidades, Cargos do Tipo Pai, Mãe, Ogan etc. ou Orixás, ou nicks considerados como insultuosos ou ofensivos.
É proibido insultar ou ofender qualquer utilizador deste chat. Respeite para ser respeitado.
Não informe dados pessoais na sala de chat, tais como E-mail,
Nº de telefone.
Esse tipo de informação deve ser em conversa privada com o membro, pois o Blog não se responsabiliza por quaisquer dano e/ou prejuízo.
Ao menos uma vez por semana, estarei presente e online para quem quiser conversar, compartilhar algo e/ou trocar idéias.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Porque colocar carvão com água atrás da porta na quaresma?

A Quaresma é um evento com sólida base católica e como tal carrega algumas simpatias que foram adotadas como ritos de Umbanda, a se observar, as casas em que seus dirigentes compactuam com a herança católica.

Alguns terreiros de Umbanda acabam dando maior ênfase aos ritos de mesa branca, outros às matrizes africanas, outros a práticas xamânicas, outros ao espiritismo e assim por diante. 

 Há uma passagem na bíblia onde Deus anuncia que faria uma limpeza no Egito. Pediu que colocasse sangue nas portas para que a peste ao chegar ali reconhecesse que era uma casa de Deus e , por tanto, seus moradores não seriam afetados. O copo de água com carvão tem esta função analógica uma vez que as religiões de natureza Cristã não realizam mais sacrifícios de animais.  
A Quaresma é reconhecida como a fase em que as coisas ruins, espíritos sofredores e de baixa magia estão soltas, fase que eles não podem ser presos, fase para que usem seu livre arbítrio para provar se estão aptos para regeneração ou se voltam a ser presos. Muitos ritos católicos são adotados no período de quaresma: A) Cobrir imagens; B) Abrir Jejum; C) Colocar água com carvão na porta, D) Orar; E) Investir na caridade, etc. 

Já em alguns terreiros além de podermos observar alguma destas práticas, podemos achar ainda as práticas de: A) Não trabalhar com Exu; B) Não tocar atabaque na sexta-feira santa, C) Cobrir o Congá, etc. 

Cada casa tem a sua doutrina e cada doutrina o seu fundamento. Independente de qual seja a sua base teológica, este texto vai dar ênfase ao uso do copo de água com carvão. 

Muitos filtros de água consideram o carvão como elemento de sua engrenagem. Há várias indústrias que utilizam o carvão em seus insumos. Até o mundo cosmético já tem investido e reconhecido o poder deste elemento.

Nos terreiros o carvão se tornou elemento indispensável para defumações, riscada de pontos de Exu, etc. Nas religiões de Wicca (Bruxas), o carvão misturado com água é usado para muitas finalidades de feitiçaria, magia branca e até negra! 

Como todo elemento de Umbanda, esta combinação de recursos naturais e seus efeitos estarão diretamente ligados a forma que são empregados, a doutrina que é aplicada e ao mistério que é ativado. 

ÁGUA COM CARVÃO NA QUARESMA

Durante a quaresma coloque um copo de água com 3 pedaços de carvão (Analogia a Pai, Filho e Espirito Santo) atrás da sua porta. Troque o carvão cada vez que ele afundar. Para algumas casas ainda pode-se colocar um pouco de sal grosso. Jogue os carvões trocados no lixo para não poluir a natureza. 

A função do carvão com água além de representar a porteira de Deus quanto às bestas da quaresma é desmagnetizar o ambiente quanto a presença de gases tóxicos do ambiente (que podem ser provenientes de carga, eguns e quiumbas), bactérias e derivados.   

Só colocar estes elementos lá não bastam. Eles precisam ser consagrados, ou seja, precisamos emantá-los, precisamos ativar sua propriedade magística. Cada casa, cada guia pode fazer isso da sua maneira. Uma forma bem simples de fazer isso é através da prece. estenda suas mãos sobre estes elementos e faça uma oração pedindo a Deus, seus guias e mentores que protejam sua casa e seus familiares de todos os males. 

Outra forma de fazer isso é pedir a um guia e mentor em terra (Um preto velho, um exu, etc) cruzar os elementos. No fim da quaresma o copo pode ser recolhido e despachado. Caso ache interessante, você ainda pode fazer este ritual em comércios, terreiros, etc. 

Por: Eduardo de Oxossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário