Páginas

Chat


Get your own Chat Box! Go Large!
Tenham bom senso e responsabilidade com o que está sendo dito, com bom uso e principalmente, tendo em mente que TODOS deverão ser respeitados em suas diferenças, inclusive de opinião. Assim, nenhum usuário precisará ser bloqueado. O conteúdo da conversa, deve ser relacionado aos temas do blog.
É proibido o uso de nicks com nomes de Entidades, Cargos do Tipo Pai, Mãe, Ogan etc. ou Orixás, ou nicks considerados como insultuosos ou ofensivos.
É proibido insultar ou ofender qualquer utilizador deste chat. Respeite para ser respeitado.
Não informe dados pessoais na sala de chat, tais como E-mail,
Nº de telefone.
Esse tipo de informação deve ser em conversa privada com o membro, pois o Blog não se responsabiliza por quaisquer dano e/ou prejuízo.
Ao menos uma vez por semana, estarei presente e online para quem quiser conversar, compartilhar algo e/ou trocar idéias.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Fechamento de Corpo na Umbanda: Antes, durante ou depois da quaresma?





Durante o ano todo o nosso corpo é exposto a diversas situações negativas: brigas, cargas, acidentes, problemas de saúde, insônia, aperto financeiro, medos, encrencas, etc. A ideia de "fechar o corpo" dentro de uma ótica espírita Umbandista é de "blindar", proteger, prevenir um médium e os frequentadores de fé de se exporem a estas adversidades.

Muitos terreiros adotam o período de quaresma, mais especificamente a data da "sexta-feira santa" para efetuar este ritual. Outros preferem fazer o ritual no inicio. Outros preferem não fazer o ritual. Outros fazem o ritual mais do que uma vez ao ano. Quem está certo?

Bom, cada casa tem a sua doutrina e cada doutrina o asé e orientação dos guias e mentores que assentam a casa. Longe de indicar um terreiro certo e outro errado, vamos começar entendendo sobre cada tipo:

- Fazer o fechamento de corpo na sexta - feira Santa: Este é o mais tradicional de Umbanda branca. Quando fazem o ritual é comum não tocar atabaque no dia em respeito ao momento. Aqui se vê muita influência da igreja católica (que cobre os santos na quaresma). Pode ser comum e normal que este terreiro não trabalhe com exu no período de quaresma.  Fechar o corpo no final da quaresma é fechar com ela tudo de ruim que possa afetar uma pessoa.

- Fazer o fechamento de corpo antes da quaresma: Estes terreiros tem adotado esta prática como medida preventiva, ou seja, fecham o corpo já para tentarem ter um período de quaresma tranquilo e protegido. Podem ou não trabalhar com a linha de exu no período.

- Não fechar o corpo na quaresma: Terreiros que não fecham o corpo na quaresma não adotam o rito pois alegam que a quaresma é uma prática exclusivamente cristã, ou seja, período que antecede a páscoa. Para as religiões afrodescendentes como o Candomblé por exemplo, Oxalá não é Jesus, a fundamentação de Oxalá não tem haver com a páscoa e, portanto, dispensa este rito. A Umbanda por ser brasileira traz em sua casa o sincretismo religioso, além da influencia de outras religiões (mesa branca, indígenas, catolicismo, kardecismo, etc).  Estas casas não vêem problemas em trabalhar com exu no período.

- Casas que fazem o fechamento de corpo mais do que uma vez ao ano: Estas casas fazem o fechamento de corpo pela proteção e não pela obrigatoriedade de uma data cristã (como é a quaresma). Podem fechar o corpo para o mês de agosto, para um soldado que está indo para guerra, para um Ábiku, etc.

Percebam que não há casa mais certa ou menos certa. O que você precisa entender é que a casa que você segue precisa ter segurança do rito executado, segurança no fundamento administrado, caso contrário será uma casa que vive de cópia de ritos alheios sem entender o porque disso ou daquilo.

QUAIS ELEMENTOS PODEMOS USAR EM RITUAL DE FECHAMENTO DE CORPO?

 - Chave: Trancar o corpo para demandas.
- Pemba branca: para pó ou para riscar portais e trancas pelo corpo.
- Óleo ungido: Podemos ungir e consagrar óleos de acordo com o mistério dos guias.
- Pena de galinha de Angola: Para riscar ponto no local onde o óleo foi passado.
- Carvão: Riscar ponto ou para pó.
- Rezas e orações: específicas ou generalistas.
- Crucifixos e rosários: para benzimentos.
- Ervas: conforme a necessidade do rito.
- Etc.

O elemento elegido para compor um ritual de fechamento de corpo está diretamente ligado a A) doutrina da casa e B) Objetivo do fechamento. Se não tivermos clareza nestes dois itens, a escolha aleatória não tem função alguma.

Além destes elementos, Amacis ou combinados de ervas, em especial para lavar os fios de conta podem acompanhar o processo.

QUE LINHAS SÃO USADAS PARA O FECHAMENTO DE CORPO?

Geralmente pretos velhos ou caboclos. Mas sua casa pode usar aquela cuja força e missão se enquadram na sua doutrina.

COBRA-SE PARA FAZER O FECHAMENTO DE CORPO?

Na maioria das casas não, até por que, o caboclo da Sete Encruzilhadas (fundador da Umbanda) disse que os atendimentos seriam gratuitos e que deveríamos dar de graça o que recebemos de graça, ou seja, não cobrar pelo dom que temos de usar os guias para prestar a caridade.

Por outro lado, um terreiro não tem obrigação de levantar todos os itens para uma população. Usando o Bom Senso, podem contar com doações.  

JORGE SCRITORI E O FECHAMENTO DE CORPO

Uma vez li um texto do Jorge Scritori (Portal Sete Porteiras) sobre fechamento de corpo e trago um trecho para nossa conclusão:

"Não existe um meio correto de utilização, não existe uma receita de bolo e nem uma regra, até porque cada caso é um caso, onde uma pessoa necessita mais de um fechamento de corpo de sentimentos (angústias, mágoas, etc.), pois por ser uma pessoa muito sentimental se abala com mais facilidade do que um outro, então cada caso deve ser avaliado com cautela e, isso, quem determinará será o Guia que está realizando o Rito. Todos os elementos de trabalho que serão utilizados durante o fechamento de corpo deverão ser “cruzados” ou “abençoados” na força de um Orixá, geralmente efetuamos este processo de “cruzamento” ou de “benção” na força de Pai Ogum, o Sr. Do Metal, o Sr. Das Lutas e das Batalhas, para corte de demanda, é o Sr. Da proteção suprema dentro da Lei. Mas nada impede de que na sua casa, onde a força maior e regente é de Omulú, você pode cruzar os elementos na força de Sr. Omulú. Lembrando que Sr. Omulú responsável pelo fim, logo a imantação dos elementos será com o pedido de FINALIZAÇÃO de todas as demandas. Então porque não imantar ou cruzar os elementos na força de Pai Omulú. É um grande Pai e sua força é tão grande quanto à de Pai Ogum, responsável por abrir os caminhos do bem e fechar as portas da maldade."  

CONCLUSÃO

No filme "Besouro" temos uma passagem que fala sobre fechamento de corpo. Trata-se de um capoeirista que vive intensamente e procura uma mãe de santo do Candomblé para proteção e lá podemos observar também que nada tem haver com quaresma ou ritos cristões.  



Fechar o corpo deve ter um propósito e este propósito tem que estar alinhado com a sua casa, com o que você acredita, com o que você acredita que seja correto. Independente disso respeite as diferenças de opinião pois não há fechamento de corpo que dê conta de intolerância religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário