Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2016

Camomila: Chá, inalação, tônico, banho, mandala e defumação!



A Camomila se parece muito com a margarida em sua aparência física. São flores de um aroma agradável e de propriedades calmantes e sedativas. A Camomila é uma planta da família "Asteraceae". Utilizada por nossos avós e passadas de geração a geração principalmente para acalmar. 

A Camomila foi fortemente usada pelo povo Egípcio para: aliviar dores de cabeça, sedativo para dormir, controle de febre, combate ao reumatismo, etc. A Medicina Egípcia passou isso de pai para filho em função do seu sucesso no tratamento e combate destes males (além de ser uma planta fácil de ser cultivada e encontrada).

Suas qualidades antiespasmódicas produzem o relaxamento muscular e, conseqüentemente, ajudam a dormir melhor promovendo uma sensação geral de bem-estar e tranquilidade. Graças à presença de mucilagem, a camomila é uma planta com propriedades anti-inflamatórias muito úteis quando há problemas estomacais, nos intestinos ou em outras membranas mucosas do corpo. A camomila também age positivamente para problemas de excesso de gases intestinais.

A camomila é rica em flavonóides, qualidades antioxidantes que contém um "óleo" essencial muito delicado que pode ser utilizado em difusão em caso de insônia, agitação e nervosismo ou diluído em qualquer outro óleo vegetal, para massagens em peles seca ou avermelhada.

Outras propriedades reconhecidas da camomila são: antipirética (isto é, ser capaz de baixar a febre), antibacteriana, antifúngica e analgésica. Na antiguidade a planta também era aplicada em feridas para evitar infecções. A forma mais comum em que é usada a camomila é em chá de ervas ou em infusão com as flores secas para beber ou para fazer compressas e lavagens.

Para uso interno (beber ou comer), a camomila é útil para aliviar a tensão, ajuda a digestão, reduz a inflamação, promove a mobilidade normal do intestino, trata gastrite, esofagite, cólica em crianças e reduz as cólicas da síndrome pré-menstrual. Já a utilização externa (compressas por exemplo) podem ajudar a aliviar problemas reumáticos, erupções cutâneas, hemorroidas, pequenas feridas, ardores e vermelhidão nos olhos.

CHÁ DE CAMOMILA



O chá de Camomila é indicado para:

- Aliviar dores de estomago;
- Dormir melhor;
- Combater insônia;
- Relaxar;
- Combater dor de cabeça;
- Aliviar cólicas menstruais; 
- Ação anti-inflamatória;
- Combater diabetes tipo 2;

INALAÇÃO DO VAPOR DA CAMOMILA



Existe ainda a possibilidade de utilizar os benefícios dos vapores da camomila fazendo inalação. Tenha cuidado para não se queimar, a técnica é a seguinte: faça um chá forte com as flores secas de camomila e leve a panela, ou bule, ainda fervendo, para uma pia (do banheiro ou da cozinha) para respirar o vapor do chá. Use uma toalha em torno à cabeça para que os vapores não se dispersem. No chá também se pode colocar uma colherinha de bicarbonato de sódio em casos de resfriado, nariz tampado, sinusite, tosse ou asma.

A infusão de camomila, tendo em conta as suas qualidades anti-inflamatórias e calmantes, também pode ser usada para fazer gargarejos no caso de inflamações da boca, gengiva ou garganta e em banhos de acento para inflamações nas partes íntimas.

Por fim, a infusão de camomila também ajuda a manter os reflexos naturais dos cabelos, deixando-os brilhantes e dourados.

TÔNICO DE CAMOMILA




O Tônico de Camomila, mel e limão serve para combater a gripe.
O Tônico de Camomila, mel e gengibre é um ótimo anti-inflamatório.
O Tônico de Camomila, erva cidreira e maracujá combate a insônia. 
O Tônico de Camomila, Chia e Carcareja combate a diabetes.   

BANHO DE CAMOMILA


O banho de Camomila é indicado para:

- Relaxar
- Acalmar
- Diminuir estresse e aceleração
- Apaziguar
- Melhorar o sono
- Equilibrar

DEFUMAÇÃO COM CAMOMILA


A defumação de Camomila serve para:

- Acalmar ambientes;
- Trazer paz para ambientes;
- Dispersar energias aceleradas;
- Criar atmosfera de meditação;
- Dormir melhor;
- Etc. 

MANDALA COM CAMOMILA



Guias espirituais podem utilizar esta e outras ervas para mandalas, cabalas, pontos riscados e magias combinando folhas x pemba. Magias com essa erva são indicadas para:

- Apaziguar uma situação;
- Acalmar pessoas;
- Combater dores de cabeça de ordem espiritual;
- Cura;
- Etc. 

CONTRA INDICAÇÕES DA CAMOMILA

Em caso de hipersensibilidade ou alergia à planta o uso deve ser evitado. Alguns médicos desaconselham o seu uso durante a gravidez, pois pode causar contrações prematuras. A dose adquirida porém para chegar a este efeito, deve ser muito alta, portanto, mesmo as grávidas que optam por utilizar o chá de camomila esporadicamente, devem ficar atentas para não exagerarem na dose.

O uso em crianças deve respeitar as doses recomendadas pelo pediatra, porque além de um certo limiar, a camomila pode conseguir exatamente um efeito oposto e fazer com que a criança fique nervosa e tenha dificuldades para adormecer.

Na dúvida sobre TOMAR Camomila, consulte sempre seu médico ou fitoterapeuta. 
Na dúvida sobre banhos espirituais, consulte sempre o pai de santo de sua confiança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário