Chat


Get your own Chat Box! Go Large!
Tenham bom senso e responsabilidade com o que está sendo dito, com bom uso e principalmente, tendo em mente que TODOS deverão ser respeitados em suas diferenças, inclusive de opinião. Assim, nenhum usuário precisará ser bloqueado. O conteúdo da conversa, deve ser relacionado aos temas do blog.
É proibido o uso de nicks com nomes de Entidades, Cargos do Tipo Pai, Mãe, Ogan etc. ou Orixás, ou nicks considerados como insultuosos ou ofensivos.
É proibido insultar ou ofender qualquer utilizador deste chat. Respeite para ser respeitado.
Não informe dados pessoais na sala de chat, tais como E-mail,
Nº de telefone.
Esse tipo de informação deve ser em conversa privada com o membro, pois o Blog não se responsabiliza por quaisquer dano e/ou prejuízo.
Ao menos uma vez por semana, estarei presente e online para quem quiser conversar, compartilhar algo e/ou trocar idéias.

domingo, 20 de novembro de 2016

WHATSAPP: O terror dos terreiros


O QUE É WHATSAPP?

O Whatsapp é uma ferramenta de relacionamento social virtual onde pessoas se comunicam através de fotos, textos, mensagem de voz, etc. Através dele podemos criar grupos que tenham reunidos os mesmos interesses, como por exemplo: "Grupo da Família", "Grupo da Faculdade" e "Grupo do Terreiro".

COMO O WHATSAPP PODE AJUDAR E PREJUDICAR UM TERREIRO?

Quando utilizado com sabedoria, esta ferramenta pode ser util de diversas formas. Na Umbanda, podemos citar exemplo de suas bem feitorias tal como;

- Transmitir recados de Gira;
- Recados de trabalhos;
- Escala de limpeza;
- Pedidos de oração;
- Trabalhos de caridade;
- Mensagens motivacionais e de Orixás;
- Compartilhar e treinar pontos cantados;
- Formar um grupo de estudos e compartilhar dúvidas;
- Etc.

Quando usado com imaturidade e falta de responsabilidade, esta ferramenta pode gerar:

- Fofocas;
- Cargas negativas para um irmão (quando dois ou mais se reúnem para palar a seu respeito nas suas costas ao invés de seguir o amor e os ensinamentos da Umbanda);
- Gastar o tempo precioso dos Pais de Santos e irmãos de fé com assuntos desnecessários;
- Plantar e incitar a discórdia;
- Praticar o Bullying religioso;
- Desfocar os assuntos importantes tratado no grupo;
- Etc.

COMO O WHATSAPP TEM SE TORNADO O TERROR DOS TERREIROS E DOS PAIS DE SANTO?

Imagine a seguinte situação: Houve uma gira de desenvolvimento e seus filhos estão lá todos de branco, com banhos tomado, rezando palavras bonitas, incorporando seus guias, dando nomes, riscando pontos, falando coisas bonitas um para os outros. 

Acaba a gira, cada um pega suas coisas e vai embora. Um manda Whatsapp para o outro:

- Você viu que Joana não bateu a mão no chão para o meu guia?
- Você viu que o guia da Francisca foi embora depois do pai de santo?
- Você viu que o Pedro nem chegou no terreiro o Caboclo dele já deu o nome?
- Acho que a Vivian está dando em cima do Ogã.
- Você sabia que o Emanoel não paga a mensalidade desde abril?
- Você está sabendo que Joana e Flávia foram chamadas para um trabalho particular?
- Você viu que a Carla ficou de cara feia o tempo todo?

São estas e outras trocas de mensagem que envergonham a postura de um Umbandista. Infelizmente a autoridade de um pai de santo se limita ao terreiro, mas o seu livre arbítrio persegue você fora do branco. O guia está muito mais interessado no que você faz fora da gira (ser uma pessoa melhor) do que dentro da gira. Se você acha que Umbanda se limita a terreiro você não teve uma boa instrução sobre o assunto.

COMO MUDAR ESTE CENÁRIO?

O primeiro passo começa com nós mesmos. Quando a bíblia diz "vigia e hora" ela está nos referindo a nossa vida e não a do colega. Somos todos humanos e as vezes estes comportamentos inadequados envolvem até mesmo os dirigentes de terreiro.

Quando uma fofoca parte do filho para o pai de santo ou mãe de santo, não devemos incentivar ou ser conivente com esta prática, pois o líder deve ser modelo e espelho de condutas no seu terreiro. Já o filho de santo deve procurar ajuda dos seus guias, dos seus dirigentes para se tornarem pessoas melhores.

O filho de Umbanda precisa entender que quando ele fala mau de alguém ele está gerando a pior carga espiritual: a língua. Quem nunca passou com um guia que disse "A pior macumba que tem é a língua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário