Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Pai João das Matas

Pai João das Matas chega sempre em meio a um perfume de mato. Pai João das Matas caminha descalço, em contato direto com a terra. Pai João das Matas traz consigo o som das matas virgens, com direito a canto de pássaros e águas brotando do chão. Pai João das Matas usa chapéu de palha trançada, já gasto de tanto passar por entre galhos de árvores. Pai João das Matas é encantador de ventos, que obedecem ao seu comando. Pai João das Matas tem voz firme e coração doce como o mel das abelhas de sua mata.
Pai João das Matas dobra, mas não quebra, como touceira de bambu no meio da tempestade. Pai João das Matas ilumina tudo ao seu redor de verde em várias tonalidades. Pai João das Matas tem ligação direta com Oxossi e, embora seja preto-velho, convive entre caboclos. Pai João das Matas é limpo como a água do riacho que nasce na mata. Pai João das Matas respeita e cuida dos animais. Pai João das Matas é semente, é flor, é fruto, é folha, é galha, é raiz, é pólen, é rio, é lenho, é asa, é olho, é coração que pulsa verde.
Pai João das Matas tem cabelos grisalhos e olhos profundos, que ora são mares ora são céus esverdeados. Pai João das Matas amarra e desamarra tudo o que quer com cipó. Pai João das Matas sabe das propriedades das plantas e ervas curadoras. Pai João das Matas atrai chuva, emanando esperança. Pai João das Matas manipula, renova e limpa energias vibrando no poder das matas. Pai João das Matas se movimenta como quem conhece todas as trilhas, de modo que seus conselhos chegam ao destino mais incerto no tempo certo.
Pai João das Matas caminha pelo capim, pelo barro, pelas águas, pelos pedregulhos e por tudo mais que pertence ao reino verde. Pai João das Matas é espírito da mata. Pai João das Matas leva seus filhos a vibrarem na força das matas. Pai João das Matas é a vida que acontece no mato. Pai João das Matas tem uma espécie de bengala para lhe ajudar abrir caminho e dar apoio nas jornadas mais complexas. Pai João das Matas é a luz do sol e da lua que durante o dia e a noite ilumina a mais densa floresta.
Pai João das Matas traz consigo a pureza do mato. Pai João das Matas carrega consigo a força do povo verde. Pai João das Matas alimenta seus filhos como se fosse um pé cheio de fruta madura. Pai João das Matas transforma, seja doutrinando, emanando e curando, espinho em flor, pedra em semente e, sofredores em humildade, tolerância e amor. Pai João das Matas é forte como a árvore mais frondosa da floresta e sutil como o amanhecer, que pouco a pouco, enche de vida cada pedacinho da mata.
Pai João das Matas, Salve Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário