Páginas

domingo, 2 de outubro de 2016

6 sinais de que uma pessoas possui comportamento suicida


Muita gente não sabe, mas o Brasil é o 8º país em números de suicídios. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde isso é um grande problema de saúde pública, já que 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no país.
Isso significa que a cada 100 mil brasileiros, 11,4 se matam. O número de suicídios entre os homens é maior do que entre as mulheres, mas o número desse tipo de morte tem aumentado entre ambos os sexos.
As causas que podem levar alguém a tirar a própria vida são inúmeras, mas quase sempre os sinais são os mesmos. Identificar alguns traços de comportamento de quem pensa em se matar, pode ajudar a salvar vidas. Por isso é importante reconhecer os principais sinais de que o suicídio está por vir.

1. Frases de aviso

É comum as pessoas não levarem a sério ameaças de suicídio por acharem que se trata de exagero ou que o potencial suicida está apenas fazendo drama.
Mas especialistas recomendam que uma ameaça de suicídio sempre seja levada a sério. Pois pode se tratar de um pedido de ajuda. Por isso observe com mais atenção quando alguém diz que não aguenta mais, que deseja sumir ou que quer morrer.

2. Mudanças inesperadas

Passar por mudanças faz parte da vida, mas nem todo mundo consegue lidar tão bem com elas. Uma pessoa que está deprimida ou passando por outros problemas, por exemplo, não costuma responder bem a uma perda de emprego.

3. Depressão e drogas

Praticamente todas as pessoas que se suicidam sofrem de problemas mentais, como a depressão. Por isso quem sofre de depressão precisa de uma atenção especial.
Outro fator que também merece um olhar de cuidado é o uso de drogas, já que substâncias psicoativas podem causar transtornos de humor que levam ao suicídio.

4. Pode não ser apenas um típico comportamento adolescente

Nos últimos anos o número de suicídios entre jovens aumentou 30%. Muitas vezes o comportamento deles e os sinais que são dados são entendidos como coisas normais da “aborrescência”.
Por isso, é preciso ficar atento também ao comportamento suicida entre jovens. Eles geralmente não conseguem expressar os seus sentimentos de maneira clara.

5. Nenhum interesse na vida ou nos outros

Ser deprimido não significa necessariamente que a pessoa vai se suicidar, embora a a depressão seja uma das maiores causas de suicídio.
É necessário ficar atento quando a pessoa não demonstra nenhum interesse na vida ou nos outros. Se a pessoa fica muito voltada para ela mesma, cuidado.

6. Alegria repentina

Algumas pessoas deprimidas podem simular uma melhora apenas para para sair do foco e terem a chance de se matar. Logo, se você percebe uma melhora “milagrosa” de uma hora para a outra, melhor ficar de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário