Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Aromaterapia: Como ambientar e perfumar cada ambiente da sua casa?

A aromaterapia é um tratamento natural que tem por objetivo proporcionar bem-estar físico, mental, energético e emocional.

Baseia-se na utilização das propriedades curativas e terapêuticas presentes nos óleos essenciais, extraídos de plantas aromáticas e, por isso, pode proporcionar equilíbrio e bem-estar aos ambientes.

Essência pura extraída de flores, frutas e ervas, cada óleo possui um aroma e uma propriedade terapêutica próprios que, quando inalados ou aplicados no corpo, exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções.

O clima da sua casa pode mudar com a ajuda da aromaterapia, já que os aromas podem ser aplicados com diferentes funções. Inalados ou aplicados no corpo, restauram energias curativas e proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Alguns ajudam, por exemplo, a estimular a concentração na área de trabalho e estudo, enquanto outros servem para relaxar antes de dormir.

Dicas para os ambientes:

Sala ou ambientes onde a família se reúne: Invista em aromas que facilitam a comunicação e que facilmente agradarão a todos (já que o ambiente é o mais frequentado da casa). Os indicados são aromas cítricos como limão, tangerina, gerânio e verbena. Rosas brancas trazem calma para as relações.

– Escritório ou sala de estudos: recomenda-se o alecrim, que é calmante e ajuda na concentração, ou menta e canela, aromas tônicos e estimulantes. Canela também traz bons fluidos e é bom para negócios.

– Cozinha: cravo e eucalipto purificam o ambiente e neutralizam odores de alimentos. Tais aromas dão sensação de limpeza.

– Quarto: se a ideia é estimular a libido, opte por óleos essenciais de sândalo e patchuli, que têm propriedades afrodisíacas. Para quem quer uma boa noite de sono, camomila e lavanda são os eleitos.

Existem muitas formas de espalhar os aromas pela casa. Uma opção são os difusores – recipientes onde se colocam a água e algumas gotas do óleo escolhido, e em cuja parte inferior uma vela acesa aquece delicadamente a água, permitindo que o óleo seja liberado. As velas aromatizadas também são uma excelente escolha, pois exalam um aroma mais suave.

Outra dica é encher de água um borrifador comum de plantas e adicionar algumas gotas de óleo essencial na medida de 15 ou 20 gotas para 125 ml de água.

Para ambientes menores ou mesmo para dar aquele toque na decoração você pode usar dos “pout-pourris” – jarras ou saquinhos com diversas flores, ervas, sementes e especiarias, que, por serem colorido, aliam olfato e visão, numa verdadeira experiência sinestésica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário