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sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Aprenda a dizer obrigado



Sim, até nos meus piores momentos sinto que tenho o dever de agradecer.

E não, não é um dever de obrigação externa, é um dever comigo mesmo: meu bem-estar emocional passa pelo filtro do agradecimento constante pelo que tive e pelo que fui, pelo que tenho e pelo que sou.

Dizia Cervantes, embora com outras palavras, que era preciso ser grato. Eu acredito que vai mais além: quando nossa vida terminar, uma das sensações que mais iremos querer ter é dizer “obrigado”.

Dizer obrigado nos ajuda em nosso caminho

A gratidão, como capacidade para reconhecer um benefício que se teve, é um estado interior que se propaga para o exterior.

“Não há dever mais necessário do que o de dizer obrigado”

Nesta vida, somos produto de um constante fluxo de experiências que nos provocam emoções de tipos muito diferentes. É por isso que o dever mais necessário é o de dizer obrigado.

O que me faz feliz me reconforta e potencializa minhas novas ilusões e sonhos. O que me entristeceu e me provocou dor, me ensinou.

Agradeço pelas lembranças que me encheram, mas agradeço também às que procuravam fugir porque graças a elas sou quem sou e sei disso.

Nossas relações com os outros se fundamentam nesse sentimento: quando uma pessoa faz alguma coisa por nós, inclusive oferecer um ombro em um mau momento, nos aproximamos mais dela.

Sabemos que das tristezas surgem as maiores cumplicidades e que nas rupturas aparecem cicatrizes e histórias reais, que são apenas nossas.

Agradecer aumenta nosso bem-estar emocional

Agradecer é equivalente a ter uma atitude vital positiva, é sinônimo de ver o copo meio cheio, de despertar com o pé direito ou de abrir os pulmões para respirar.

Alguns estudos, de fato, demonstraram que agradecer melhora nossa saúde e ajuda a estabilizar o nosso bem-estar emocional.

A encarregada de manter o equilíbrio de nossas emoções é uma substância química que se chama serotonina, que se encontra em nosso organismo.

Para não cair em uma depressão, por exemplo, os níveis de serotonina devem se manter estáveis, e para isso, uma das ferramentas é a gratidão.

Faça a dieta da alegria: um sorriso a cada manhã, um agradecimento no final de cada dia.

Seria muito benéfico se este post conseguisse que, ao finalizar seu dia e ao começar o seguinte, você pudesse praticar esta dieta.

Ela não requer esforços nem sacrifícios, mas contribui com os nutrientes necessários para sermos melhores a cada momento.

Nossas relações afetivas com os que nos rodeiam se fortalecerão com essa energia produzida pelo agradecimento recíproco, para quem está conosco e para o nosso eu, nas distintas fases da vida.

As pequenas coisas, as mais simples, são as mais importantes e as que mais precisamos agraceder.

Os maus momentos nos oferecem grandes mudanças; os erros, aprendizados, as relações tóxicas, novas relações… mas os dias, os dias nos oferecem oportunidades. Uma atrás da outra, sem exceção.

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