Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

5 Dicas para aprender a conhecer uma "AMIGA" invejosa:

Quando eu era mais novo – por volta dos dez anos de idade -, eu queria ser herpetólogo – ramo da zoologia dedicado ao estudo de répteis e anfíbios. E hoje, apesar de eu ter me tornado escritor em nome do coração, ainda seria capaz de utilizar o conhecimento que tenho sobre os répteis para ensinar a vocês, leitoras, a arte de identificar uma serpente venenosa. Porém, usarei o meu espaço aqui para falar de um animal bem mais perigoso do que as temidas serpentes venenosas e que, acredite se quiser, pode estar pertinho de você.
Um bicho bem mais traiçoeiro do que as jararacas comumente injustiçadas pelas lendas do campo. Para salvar a vida de vocês, vou dar dicas eficientes para que sejam capazes de reconhecer a Amigas Invejosas – espécie que pode ser encontrada em todos os estados brasileiros e em qualquer região habitada do mundo.
Ser vivo muito mais perigoso do que a cascavel (Crotalus Durissus Terrificus), pois, quando arma o bote, não vai alertar você com o chocalhar da cauda. Pelo contrário: antes de atacar, a Amigas invejosas costuma sorrir e dizer algo como: “Amiga, como você está linda hoje!”.

Chega de enrolação e vamos ao que interessa:

1. ELA SEMPRE ACHA DEFEITOS EM SUAS CONQUISTAS
Você diz: “Passei, em primeiro lugar, na faculdade na qual mais quero estudar!”. E ela, após um longo sorriso amarelo, manda esta: “Parabéns, amiga! Mas não é muito longe da sua casa?”. Percebe o veneno contido na frase que, ao invés de apenas parabenizar e apoiar a sua conquista, sutilmente, insere uma pedra no caminho da realização. E daí que é longe? Só uma cobra falante diria algo assim. A amiga, de verdade, até sabe que é longe, mas fala algo capaz de fazer parecer perto.
Como? Simples: “Parabéns, Má, além de ser a faculdade na qual você mais gostaria de estudar, é bem mais perto do que aquela outra que prestou e que nem era tão boa”. Percebem a diferença? É quase sempre possível dizer as coisas através de uma ótica mais positiva e, se não der, basta ficar somente com o “parabéns!”. Mas a Amigas Invejosas nunca achará seu gol perfeito e ela fará de tudo para inserir uma minhoca ruim em sua cabeça. Diria até que elas, em você, inoculam palavras até mais perigosas do que o veneno neurotóxico – tipo de substância que afeta diretamente o sistema nervoso.

2. ELA FALA MAL DO SEU NAMORADO ANTES MESMO DE CONHECÊ-LO
Ela, diferente de uma amiga verdadeira, não quer saber se você está feliz. Ela simplesmente inveja a sua felicidade e quer tê-la, a todo custo. E pior, para se sentir mais feliz, ela fará de tudo para entristecer você. Como ela faz isso? Fala mal do cara que acabou de pedir você em namoro. “Estou tão feliz! Ontem o Mauro me pediu em namoro. Foi lindo!”, você diz, com brilho nos olhos. E a vadia, após ter visto o Mauro uma só vez – em uma foto tremida do Instagram -, diz: “O Mauro? O maior dos cafajestes resolveu se aposentar? Imaginei que ele passaria a vida toda apenas comendo e saindo sem dar ‘tchau’.
Bom, se você está feliz com ele, é isso que importa!” Viram como ela é manipuladora? Aposto que ela achou o Mauro um “gostoso” e que, mesmo sem conhecê-lo, gostaria de casar com ele. Porém, o que a putinha faz? Tenta envenenar seus pensamentos. Ela sempre finge apoiar tudo, mas faz questão de deixar evidente que há um enorme risco. “Mas Ricardo, uma amiga de verdade não deve alertar quando vê um risco na situação?”, vocês me perguntarão e eu, para evitar futuras confusões, respondo: “Claro que o dever de uma amiga, além de apoiar, também é evidenciar a presença dos perigos. Mas a Amigas Invejosas nunca fala para proteger você e sim para atacar a sua estabilidade emocional. Até as víboras-do-Gabão – animais cujas presas podem chegar a 5 cm – morrem de medo delas.

3. NÃO CONVIDA VOCÊ PARA ALGUNS PROGRAMAS
Todos nós sabemos que é normal, em alguns casos, não convidar a amiga para certos programas. Afinal, amigos não precisam ficar grudados o tempo todo para provar amizade. Mas a Amigas Invejosas não convida você pelo seguinte motivo: ela tem medo perceber que você está chamando mais atenção do que ela. Percebeu o problema? Ela quer todos os holofotes só pra ela e, por invejar a sua beleza e outras características suas, tem medo de ser ofuscada por você.
Ela vê você como algo que pode eclipsá-la e, geralmente, só usa você em momentos de extrema carência ou de maneira interesseira. Ela só convida você quando quer ir com o seu carro ou quando quer que você convide alguns amigos interessantes. O demônio tem medo dela. Eu também – e olha que eu não tenho medo do demônio.

4. QUEIMA VOCÊ PELAS COSTAS
Já ouviram falar da naja cuspideira? Não? É uma serpente que, como o próprio nome já diz, é capaz de cuspir veneno diretamente nos olhos de alguém que a ameaçar. Parece perigoso, né? Mas não é tanto, pois a naja cuspideira não é encontrada no Brasil e, mesmo na África do Sul – local em que pode ser vista -, ela só ataca se ameaçada e quando o inimigo está presente de FRENTE para ela. Perigosa mesmo é a Amigas Invejosas – animal que geralmente ataca quando você não pode se defender. Como ela faz isso? Inventando mentiras capazes de denegrir a sua imagem. Por que ela faz isso?
Pois, para se sentir grande, precisa fazer com que você seja vista como algo menor. Quando ela quer se sentir bem vestida, diz para alguém o quanto achou brega a combinação de marrom com preto que você usou na noite passada. Quando ela quer se sentir inteligente, comenta sobre a palavra que você escreveu de maneira errada. Percebeu como ela age? Por não ser capaz de ser bem vista naturalmente, ela usa você como trampolim. Cuidado! Neste exato momento ela está falando coisas horríveis de você por aí.

5. INVENTA DESCULPA PARA NÃO AJUDAR VOCÊ
Ela até pode ajudar você em casos nos quais ela terá algum benefício. Porém, ela nunca vai auxiliar você a ser bem vista e reconhecida. E sabe por quê? Pois na mente maquiavélica dela, a cada centímetro que você cresce, vinte metros ela diminui. Quer um exemplo prático? Você pede a ela para ser apresentada ao bonitão que é amigo dela. E sabe o que ela pensa: “Não quero que ela pegue um cara mais bonito do que eu estou pegando! E, por isso, não vou inventar uma desculpa para não promover o encontro.” Viu como ela é perversa? É, em apenas um animal, piranha que ataca quando sente o cheiro do seu sangue, vaca que está louca para pastar no seu lugar e galinha doente para ciscar sobre seus sonhos.
Os humanos, quando querem falar dos riscos próximos que não percebemos, dizem: “Se fosse uma cobra, já teria mordido você!”. E as cobras, quando querem falar da mesma coisa, dizem: “Se fosse um exemplar de Amigas Invejosas, mesmo se estivesse a mil quilômetros de você, seria capaz de envenená-la!”. CUIDADO!
_______
Obs: espero que eu tenha sido claro o suficiente para que você, o quanto antes, fuja da Amigas Invejosas. Corra! Você não precisa dela por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário