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domingo, 27 de setembro de 2015

27 de setembro - Hoje é dia de Cosme e Damião



As crianças são a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros como simbolo da pureza, da inocência e da singeleza. Os seus trabalhos resumem-se em brincadeiras e divertimentos. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza.

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática da caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Na maioria das vezes foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características da sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.

Assim, como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiros dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos.

É uma falange de espíritos que se assume em forma e modos da mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. É a única linha em que a comida de santo (Amalás), leva o tempero especial do açúcar. Nos terreiros são conhecidos pelos ERÊS ou IBEJI. 
Na representação nos pontos riscados, Ibeji é livre para utilizar o que melhor lhe aprouver. A linha de Ibeji é tão independente quanto à linha de Exú. Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para estas entidades que se apresentam de maneira infantil.

O Erê tem uma função muito importante. Como o Orixá não fala, é ele quem vem para dar os recados do pai. É normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano. 

Na Umbanda, mais uma vez, vemos a diferença entre as entidades/divindades. A Criança na Umbanda é apenas uma manifestação de um espírito cujo desencarne normalmente se deu em idades infanto-juvenis. São tão barulhentos como os Erês, embora alguns são bem mais tranquilos e comportados.

As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comuns, normalmente brasileiros. Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc...

As crianças de Umbanda comem bolos, gomas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas. Mas, isso não quer dizer que uma Criança de Umbanda não poderá comer outras coisas. Com uma Criança tudo pode acontecer.


Quando incorporadas num médium, gostam de brincar, correr e de muitas brincadeiras. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida.
Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam aos pulos e a gritar, outros descem a chorar, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam desapercebidas, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.

Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente são atendidos de maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" (cobrança) que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim.
Poucos são aqueles que dão importância a estas giras por causa das vibrações infantis. A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O facto, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não consigamos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam.

Mesmo com tantas diferenças é possível notar-se a maior características de todos, que é mesmo a atitude infantil, o apego a brinquedos, bonecas, chupetas, carrinhos e bolas, com os quais se fazem as festas nos terreiros, com as crianças comuns que lá vão em busca de tais brinquedos e guloseimas nos dias apropriados. A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji, acontece a 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros.

Uma curiosidade: Cosme e Damião foram os primeiros santos a terem uma igreja erigida para seu culto no Brasil. Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe.
Os Erês não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobsessões. Preferem as consultas, e em seu decorrer vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando a sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano.
Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente os nossos erros e falhas humanas. 
Muitas entidades que atuam sob as vestes de um espírito infantil, são muito amigas e têm mais poder do que imaginamos. Mas como não são levadas muito a sério, o seu poder de ação fica oculto. São conselheiros e curadores, por isso, foram associadas a Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos.

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