Páginas

Chat


Get your own Chat Box! Go Large!
Tenham bom senso e responsabilidade com o que está sendo dito, com bom uso e principalmente, tendo em mente que TODOS deverão ser respeitados em suas diferenças, inclusive de opinião. Assim, nenhum usuário precisará ser bloqueado. O conteúdo da conversa, deve ser relacionado aos temas do blog.
É proibido o uso de nicks com nomes de Entidades, Cargos do Tipo Pai, Mãe, Ogan etc. ou Orixás, ou nicks considerados como insultuosos ou ofensivos.
É proibido insultar ou ofender qualquer utilizador deste chat. Respeite para ser respeitado.
Não informe dados pessoais na sala de chat, tais como E-mail,
Nº de telefone.
Esse tipo de informação deve ser em conversa privada com o membro, pois o Blog não se responsabiliza por quaisquer dano e/ou prejuízo.
Ao menos uma vez por semana, estarei presente e online para quem quiser conversar, compartilhar algo e/ou trocar idéias.

domingo, 17 de maio de 2015

Os Benefícios da Incorporação

Hoje vamos nos aprofundar um pouquinho e vamos explicar de forma simples um dos aspetos mais importantes da Terapia de Umbanda que é o benefício da incorporação ou do transe mediúnico de Umbanda.
Para algumas pessoas parece até estranho falar de benefícios mediúnico, visto que muitos possuem problemas ou dificuldades com a sua mediunidade e ainda não conseguiram ver ou encontrar alguma benesse nessa sua característica.
Então antes de explicar isso vou lembrar uma frase do Irmão X (Humberto de Campos) psicografada por Chico Xavier
“Mediunidade é sintonia. Cada mente recebe segundo a extensão da onda de sentimento que lhe é própria.”
Irmão X
Ou seja, cada mente funciona como uma grande antena emissora e recetora dos sinais que se assemelham. Onde cada um de nós através de um padrão próprio atrai energias e espíritos semelhantes as ondas vibratórias irradiadas de nossa mente. Por nossa mente entendemos: nossas crenças, pensamentos, emoções, sentimentos, ou simplesmente comportamento.
Então aquele que ainda não conseguiu ainda se beneficiar de sua mediunidade é porque ainda não conseguiu de fato compreender e perceber que essa característica é uma via, uma ferramenta de evolução, de transformação e melhoria do ser.
“Médium, não é aquele que balança o corpo e sente alguma coisa, médium é aquele que através do seu próprio bem, faz o bem.”
Calunga
Aqui entra a Umbandoterapia.
Umbanda é uma religião, e como religião sua principal ação e realizar a conexão de seu adepto com o sagrado. Essa conexão se dá através da evolução consciencial do ser, e para isso a única via é ensinar, fazer e praticar o bem. Qualquer coisa que fuja a esse princípio básico, me desculpem, mas não é Umbanda.
Ao contrário de que alguns pregam, os espíritos Guias de Umbanda são seres de alto grau de evolução, pois são espíritos que conseguiram um estatuto espiritual e serem integrados nas correntes de Luz dos Sagrados Orixás. E o contato com esses espíritos é extremamente salutar para os médiuns e assistência que não apenas podem se beneficiar de seus trabalhos, de seus conselhos, mas também de seus magnetismos.
Assim como cada Orixá (divindade) possui um magnetismo próprio, cada Linha de Umbanda também, pois as mesmas “tomam” emprestadas para si as características dos seus regentes de linha.
Não vou entrar aqui no magnetismo individual de cada Guia, porque se por aí fossemos o assunto não teria mais fim, mas sim no padrão genérico de cada linha de trabalho de Umbanda.
Cada vez que utilizamos de nossas características espirituais e mediúnicas para algum trabalho, um pouco daquele magnetismo, daquela vibração fica impregnada em nosso campo mediúnico gerando em nós uma influência espiritual, psíquica e emocional.
Ou seja, no caso da Umbanda, dentro de nossa característica mediúnica incorporamos o Sagrado, seja através dos Orixás, seja através dos Guias de Lei integrados em suas falanges. Então essa ação cria uma força de condução que nos influência no sentido de desenvolvermos em nós certas qualidades.
A medida que vamos desenvolvendo-as, vamos nos transformando, nos curando de nossos vícios de comportamento que trazem problemas e dissabores em nosso dia-a-dia.
O interessante é notar que esse magnetismo influencia a todos que estão a volta do médium e não apenas a ele, ou pelo menos a todos aqueles que estão em sintonia com o trabalho e com o propósito de se melhorar.
Porque digo isso?
Quantas vezes, eu já escutei dos médiuns e frequentadores de nossa casa: “ Nossa na hora que o Orixá ou o Guia chegou a energia mudou!” Ou: “Eu não estava a me sentir muito bem, mas foi só o Orixá ou Guia incorporar e já me senti melhor.”
Como também já escutei: “ Não senti nada!”
Claro que quando falamos desses exemplos dentro de uma mesma situação, eles tem a ver com a conexão dos médiuns e consulentes com os trabalhos que estão a ser executados.
Tanto os médiuns de uma corrente como a assistência precisam entender que o trabalho espiritual, energético e magnético gerado dentro de uma gira de umbanda não se limita apenas ao momento em que você está a ser orientado pelas entidades Guias de Umbanda.
Essa ação se inicia muitas vezes antes dos inícios dos trabalhos, como permanecem durante o trabalho e continuam após o término dele.
Me lembro ainda adolescente de escutar do Guia: “Fio, o trabalhador é meu, mas o pensador é seu.” E do tempo que eu levei para atinar para o que o Guia me queria dizer, e a mensagem era tão simples: não adiantava eu pedir auxílio seja lá para o que for se eu não me colocava em sintonia mental e comportamental com o que ele estava a pedir. Pois só eu estando em real sintonia eu tinha melhores condições de ser beneficiado pelo trabalho.
Assim tendo explicado a importância do magnetismo mediúnico como forma de crescimento, vou expor de forma sintética os benefícios ou a influência das vibrações dos Orixás e das Linhas de Trabalho de Umbanda no campo mediúnico, energético, psíquico e emocional dos médiuns e da consulência.
Orixás
Oxalá – Magnetiza a fé, a confiança, o positivismo.
Logunã – Fortalece a religiosidade, a mediunidade, conduz o crescimento espiritual.
Oxum – Fortalece o emocional, o amor-próprio, o amor e integração na vida.
Oxumaré – Dilui as mágoas, as tristezas, rejuvenesce o ânimo e alegria.
Oxóssi – Expande as capacidades mentais, intelectuais e mediúnica, favorece a confiança, a coragem e o direcionamento.
Obá – Concentra a mente, traz firmeza, segurança e confiança.
Xangô – Auxilia o equilíbrio psíquico e emocional, favorece a racionalidade.
Egunitá – Purifica os excessos emocionais, energiza nossa mente e traz equilíbrio.
Ogum – Ordena os pensamentos e os comportamentos, fortalece a personalidade, traz paz e segurança.
Iansã – Direciona e ordena os comportamentos e caminhos, gera movimento e ação.
Obaluayê – Traz calma, paciência, sabedoria, transmutação padrões e situações.
Nanã – Limpa, purifica e decanta emoções viciadas, traz serenidade, tranquilidade e sabedoria.
Iemanjá – Cria, gera amor, felicidade, satisfação e vontade de viver.
Omolu – Traz sustentação, firmeza e segurança na vida.
Linhas de Trabalho
Caboclo – Traz força, firmeza, impulso, coragem e determinação…
Preto velho – Traz tranquilidade, serenidade, brandura, paciência e auxilia nossa capacidade reflexiva…
Baiano – Traz energia, direcionamento, capacidade de mudança, de despertar para novas soluções…
Boiadeiro – Traz confiança, coragem e humildade para aceitar o presente e libertarmo-nos do passado…
Marinheiro – Traz uma energia que nos auxilia na purificação emocional psíquica e energética…
Cigano – Traz uma energia de liberdade, desimpedimento que nos permite crescer e prosperar…
Criança – Traz uma energia que dissolve, dilui e desbloqueia padrões e traumas de nossa criança interior, renova nosso ânimo e alegria…
Zé Pilintra – Traz confiança, flexibilidade e visão abrangente da vida…
Exu – Traz vitalidade e potencia a nossas qualidades ao mesmo tempo que nos revela nossas fragilidades.
Pombagira – Traz estimulo, vontade, leveza, satisfação e força para vivermos com dignidade.
(Texto integrante do curso Mediunidade e Umbanda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário