Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Orixá Exu Mirim


Falar do Senhor das Intenções dentro da Umbanda é sempre um bocado difícil, pois além de ser um Orixá não conhecido ou cultuado pelos antigos Nagôs, pouco ainda sabemos sobre suas funções na criação, na Umbanda e em nossas vidas.
Tal como todos os outros Orixás, Exu Mirim é a manifestação de uma das Qualidades, ou Virtude Divinas de Olorum.
Sendo assim ele é um Mistério, um Poder de Deus e como tal não pode e não possui um carácter negativo ou ruim. Até porque, é incoerente ter e ver em Deus ou em Suas manifestações, uma divindade com a função única e exclusiva de promover o mal. Esse comentário também serve para Orixá Exu e Orixá Pombagira.
Quando nada ainda existia, surge a intenção de nosso Divino Criador se exteriorizar e dar inicio a sua criação.
E a intenção de Deus é divina em si mesma, por isso uma das qualidades de Deus é a Intenção, visto que nada surge se nós não tivermos antes a intenção de fazer. E nessa sua qualidade surge uma de suas divindades, que na Umbanda chamamos de Orixá Exu Mirim.
Assim Exu Mirim é o regente das intenções divinas, e a partir de si passa a reger todas as intenções, sejam elas boas ou más.
Quando temos uma boa intenção, Exu Mirim nos ampara, nos ajuda, nos dá força, desobstrui os caminhos, nos fornece os meios e condições para que possamos de forma clara e objectiva exteriorizá-la e colaborar com o crescimento e desenvolvimento do meio ou do ser; mas quando nossas intenções são negativas, Exu Mirim cria obstáculos, no intuito de atrasar, anular, complicar e prejudicar a exteriorização da mesma. Pois ele tem a missão de amparar as boas intenções e de proteger a criação e as criaturas dos maus intencionados.
Por isso só deve temer Exu Mirim quem não tem boas intenções, pois a medida em que permanece nesse comportamento viciado e mesquinho, o mau intencionado recebe a actuação de Exu Mirim que passa a complicar sua vida em todos os campos e sentidos.
Que o Orixá Exu Mirim abençoe a todos nós e nos dê força e amparo, descomplicando nossas vidas e abrindo nossos caminhos.
Laroyê Exu Mirim!
Exu Mirim Omojubá!
Heldney Cals

Nenhum comentário:

Postar um comentário