Páginas

sábado, 14 de março de 2015

Evangelho no Lar: Considerações e Guia


Para quem não sabe, todo Centro Espírita recomenda que os adeptos do Espiritismo e frequentadores façam semanalmente em suas casas um pequeno momento de oração e estudo chamado “Evangelho no Lar”. Hoje, resolvi falar um pouco sobre ele e também disponibilizar um pequeno guia para realizá-lo.
Bem, o Evangelho no Lar deve ser realizado semanalmente, de preferência no mesmo lugar e horário. Ele dura cerca de meia hora ou mais, dependendo da quantidade de pessoas e da participação delas. Não é um momento de treinar a mediunidade, pois o foco aqui é realmente estudar os ensinamentos de Jesus, pensar sobre eles, fazer irradiações e orações.
Conforme você se compromete semanalmente a fazer esse pequeno momento, os mentores amigos costumam acompanhar e até mesmo trazer outros irmãos desencarnados que podem vir aprender, ouvir… Esse é um dos motivos pelo qual se recomenda falar em voz alta, mesmo estando sozinho: alguns espíritos estão tão iludidos de estarem ainda vivos, numa vibração pesada, que só “escutam” a voz dos encarnados (por esse motivo às vezes é que em certos trabalhos os mentores usam um médium para conversar com um espírito que está em outro médium, ao invés de abordá-lo diretamente na dimensão espiritual).
Quando começamos a fazer o Evangelho no Lar é bem comum nas primeiras semanas aparecerem visitas surpresas ou acontecimentos esquisitos, e até um certo desânimo. Trata-se de forças contrárias que tentam brecar a realização do mesmo… Contudo, conforme eu expliquei, quanto maior a frequência, maior a quantidade de proteção e presenças ao nosso redor, e isso facilita muito as coisas ao longo do tempo.
Você pode convidar as pessoas que estão na sua casa, ou fazer sozinho. Um mentor amigo sempre estará contigo, seu espírito protetor. Sua casa não ficará carregada, pelo contrário: com o tempo o pensamento positivo espiritual satura o  ambiente dessa energia e até mesmo os arredores de luz, trazendo proteção e até mesmo ajudando aqueles que estão perdidos – eles enxergam a luz e os mentores ali presentes podem encaminhá-los.
*
Para fazer o Evangelho no Lar você vai precisar de:
Um exemplar de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec (as edições mais baratas custam de 5 a 10 reais), ou outra obra espírita de mensagens;
Água na quantidade suficiente de um copo por pessoa;
Um local reservado, em que você possa ficar sentado em silêncio ou com uma suave música de fundo.
*
Guia
(Adaptado do Roteiro para o Evangelho no Lar da Petit Editora)
1. Prece de Abertura
Faça uma oração para iniciar, pode ser um Pai Nosso ou qualquer outra prece da sua preferência. Procure mentalizar bem cada palavra para não ficar aquela coisa vazia: quem mobiliza a energia é a intenção e não a simples repetição de palavras. A intenção faz o chamado e a prece chegar até onde ela deve chegar. A Dirigente do Centro Espírita que eu ia costumava convidar as pessoas na sessão pra fazer o Pai Nosso “bem sentido, bem vibrado”. Quando encerro minha prece de abertura eu sempre digo: “Em nome de Deus está aberto o Evangelho no Lar desta noite”.
*
2. Leitura
Nesse momento você pode convidar alguém ou simplesmente abrir o seu Evangelho Segundo o Espiritismo em uma página aleatória. Tem pessoas que seguem uma sequência desde o início e vão avançando a cada semana, como uma leitura normal. Eu prefiro aleatoriamente: muitas vezes o tema que cai será o tema que vou ter atenção durante a semana, e vigiar se estou agindo bem e como posso melhorar. Normalmente as sessões desse livro tem títulos e subtítulos: leia o texto abaixo do título incluindo a passagem de citação do Evangelho quando houver (o Evangelho Segundo o Espiritismo é um livro que comenta os Evangelhos do Novo Testamento à luz dos ensinamentos espíritas).
*
3. Comentários
Eu acho que essa é a parte mais legal: após a leitura do texto, você comenta o que entendeu, as partes que mais lhe chamou atenção, e pode convidar as pessoas que estiverem com você a comentar também, conversar sobre o tema. Aqui também você pode refletir sobre como o tema pode ser aplicado na vida diária, ou o que ele pode ensinar pra você(s). Muitas vezes falando e escutando, acabamos nos dando conta de coisas que nem havíamos pensado antes sobre o assunto. Procure ler apenas um tema, um texto, por semana para focar num assunto.
*
4. Irradiações
Após todos terem falado, e você sentir que já é hora de começar a encerrar, você pode fazer então Irradiações. Também gosto muito dessa parte porque é o momento em que você pode colaborar com o mundo e com pessoas que estejam precisando de preces. Eu mantenho um caderno onde a cada semana anoto onde eu fiz o Evangelho no Lar, com quem, o tema que saiu, a data e horário, e então uma lista de pessoas que às vezes me pedem ou que sinto que é interessante mentalizar.
Atente para o fato de que aqui mais do que nunca é necessário dirigir o pensamento e o coração, mentalizando bem. Eu costumo iniciar a irradiação com a prece a Bezerra de Menezes, ou qualquer outro pedindo o auxílio dos guias para  que possam chegar até aqueles lugares e pessoas que vou mentalizar. Visualizo uma energia luminosa intensa partindo da mesa em direção a eles.
Você pode irradiar e mentalizar luz: pelos presídios / pelos asilos / pelos orfanatos / pelos que estão sofrendo no plano físico ou espiritual e muitas vezes não têm ninguém que faça uma prece por eles / pelos lugares onde há guerras / pelos governantes do mundo / pela sua cidade / pela sua rua / pela sua casa / pela sua família / pelos amigos e inimigos / por você / etc.
No encerramento da Irradiação eu peço pelos presentes e que a água possa receber energias que possam ajudar nosso corpo e nossa alma.
*
5. Prece de Encerramento
Aqui você pode repetir a prece, ou fazer uma espontânea, do seu coração. Convide os mentores e amigos do plano espiritual para que possam acompanhá-lo na próxima semana. Aqui eu também sempre peço que aquilo que estudei eu possa trazer para minha vida naquela semana, estar atento aos ensinamentos de Jesus. Ao fim costumo dizer: “Em nome de Deus está encerrado o Evangelho no Lar desta noite”.
 *
Possíveis Perguntas
E se alguém “incorporar”?
O objetivo do Evangelho no Lar é aprender mais sobre os ensinamentos de Jesus, sobre o Espiritismo, fazer preces… Portanto, não é o momento para esse intercâmbio mediúnico. Caso venha a acontecer é grande a chance de ser um espírito perturbador que foi atraído pelo médium. Em primeiro lugar não se desespere, os amigos do plano espiritual estão por perto. Em segundo lugar, peça em nome de Deus que o irmão saia (os espíritos se sentem constrangidos diante da evocação do nome de Deus e isso ajuda a afastar muitos deles); em terceiro lugar, chame pelo nome da pessoa para trazê-la à realidade e faça uma oração pedindo o encaminhamento daquele irmão para um lugar de ajuda (há preces no final do Evangelho Segundo o Espiritismo que podem ser feitas pelos sofredores, errantes, endurecidos).
*
Estou viajando, e agora?
Não se preocupe, você pode conduzir o Evangelho mesmo assim. Procure apenas seguir o horário. Em caso de você realmente for impossibilitado de fazer o Evangelho no Lar, ore pedindo permissão para mudar o dia, e faça na próxima oportunidade.
*
Espero que esse texto possa ajudar todos a se sentirem encorajados de iniciarem ou retomarem as reuniões do Evangelho no Lar. Posso dizer que ele faz uma boa diferença na proteção do lar, e especialmente ajuda para que nos tornemos pessoas melhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário