Páginas

Chat


Get your own Chat Box! Go Large!
Tenham bom senso e responsabilidade com o que está sendo dito, com bom uso e principalmente, tendo em mente que TODOS deverão ser respeitados em suas diferenças, inclusive de opinião. Assim, nenhum usuário precisará ser bloqueado. O conteúdo da conversa, deve ser relacionado aos temas do blog.
É proibido o uso de nicks com nomes de Entidades, Cargos do Tipo Pai, Mãe, Ogan etc. ou Orixás, ou nicks considerados como insultuosos ou ofensivos.
É proibido insultar ou ofender qualquer utilizador deste chat. Respeite para ser respeitado.
Não informe dados pessoais na sala de chat, tais como E-mail,
Nº de telefone.
Esse tipo de informação deve ser em conversa privada com o membro, pois o Blog não se responsabiliza por quaisquer dano e/ou prejuízo.
Ao menos uma vez por semana, estarei presente e online para quem quiser conversar, compartilhar algo e/ou trocar idéias.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O silêncio é uma prece?


          Placa muito encontrada em vários terreiros, “O Silêncio é uma Prece”, leva muitos a uma reflexão sobre os minutos que antecedem uma gira, com base, principalmente, na concentração dos médiuns para facilitar a incorporação. Outro ponto relacionado à placa, são as rodinhas de fofocas, tanto entre os consulentes, quanto com os médiuns da casa.
            Neste caso, silêncio é uma prece e evita fofocas.
            Mas há ou não fundamento no silêncio?

1.       Sim, o silêncio é uma prece.

Lado positivo:
·         Como exposto acima, quanto mais silêncio tivermos, mais concentrados os médiuns ficam, normalmente fixam o foco nas coisas que devem fazer durante a gira, organizam e facilitam o acesso aos apetrechos e ferramentas de trabalhos dos guias;
·         A vontade de falar com a pessoa ao lado sobre os dias anteriores a gira, sobre sua vida e de outras pessoas acaba sendo presa internamente, evitando fofocas no ambiente sagrado;
·         O silêncio, quando bem aproveitado, funciona nas preces íntimas de cada um, ajudando no direcionamento dos problemas aos guias que já estão trabalhando no plano espiritual e na possível solução de cada um deles.
Lado negativo:
·         Pessoas hiperativas ou com problemas de concentração não conseguem ficar paradas por muito tempo, vão buscar outras coisas pra fazer e provavelmente irão provocar mais barulho arrumando suas coisas do que se estivessem conversando com alguém;
·         Aquelas pessoas que já são organizadas, que chegam com as ferramentas de seus guias em ordem, ficarão entediadas com o passar do tempo e muito provavelmente começarão a chegar alguns minutos antes de começar a gira. Outras pessoas perceberão que, chegar em cima da hora, é melhor do que ficar parado “olhando para as paredes”, ou seja, o terreiro ficará praticamente vazio momentos antes do início do trabalho e, repentinamente, todos chegam juntos;
·         Se não é permitido conversar dentro do terreiro as pessoas conversam do lado de fora, antes e ou depois da gira. O maior problema causador de barulhos, reclamado pela vizinhança de um terreiro, é o bate papo nas ruas, e não o som dos atabaques e da música.

2.       Não, o silêncio não é uma prece.

Lado positivo:
·         Se for permitida a conversa, num tom moderado, as pessoas permanecem dentro do terreiro e não causam transtornos à vizinhança;
·         Os membros da corrente mediúnica conseguem arrumar suas coisas e a dos guias enquanto tiram dúvidas entre si, ajustando suas mentes com a gira que irá ocorrer;
·         Todos os sons emitidos pelas pessoas, guias, atabaques e outros instrumentos, geram energias, e essas energias são utilizadas pelos guias para o trabalho, ou seja, até mesmo conversas geram energias que podem ser usadas pelos guias.
Lado negativo:
·         Mesmo pedindo moderação, as pessoas perdem a noção do nível e elevam a voz constantemente;
·         Mesmo os membros da corrente mediúnica acabam gerando fofocas;
·         As conversas geram energias, mas conversas mal intencionadas geram energias negativas, o que acarreta trabalho extra para os guias para processar essa energia.
Optar pelo silêncio traz o benefício de a pessoa ter aquele momento só para ela e poder direcionar seus problemas para os guias.
Permitir a emissão sonora é benéfico para aumentar a geração de energias, facilitando o trabalho dos guias.
Não podemos afirmar que um ou outro modelo está certo, menos ainda visitar uma casa de fé e criticar a postura adotada, pois os pontos positivos e negativos valem para qualquer caso.
Acreditamos que a melhor maneira seja explicitar todos os motivos pela escolha de um ou outro modelo, para que cada um saiba pesar seus atos dentro do terreiro. Esses motivos devem ser constantemente lembrados a todos, incluindo assistência, para que não fuja a real intenção de ensinar, facilitar o trabalho dos guias e praticar a caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário