Páginas

Chat


Get your own Chat Box! Go Large!
Tenham bom senso e responsabilidade com o que está sendo dito, com bom uso e principalmente, tendo em mente que TODOS deverão ser respeitados em suas diferenças, inclusive de opinião. Assim, nenhum usuário precisará ser bloqueado. O conteúdo da conversa, deve ser relacionado aos temas do blog.
É proibido o uso de nicks com nomes de Entidades, Cargos do Tipo Pai, Mãe, Ogan etc. ou Orixás, ou nicks considerados como insultuosos ou ofensivos.
É proibido insultar ou ofender qualquer utilizador deste chat. Respeite para ser respeitado.
Não informe dados pessoais na sala de chat, tais como E-mail,
Nº de telefone.
Esse tipo de informação deve ser em conversa privada com o membro, pois o Blog não se responsabiliza por quaisquer dano e/ou prejuízo.
Ao menos uma vez por semana, estarei presente e online para quem quiser conversar, compartilhar algo e/ou trocar idéias.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Deus e as Divindades

Deus é Um, entendido de formas diferentes e por culturas diferentes.
Na Umbanda designamos essa Força Suprema e Criadora de OLORUM mas alguns guias de trabalho O chamam de várias formas:olhodedeus


OLORUM - Lingua Yorubá - Senhor do Céu (Olo) Senhor Orum (Céu) "(AYÊ-Terra)
OLODUMARE - Língua Yorubá = Senhor Supremo de Nosso Destino - Olo (Senhor) Odu (Destino) Mare (Supremo) 
ZAMBI - Língua Kimbundo e Nagô - Senhor de Todo Poder
TUPÃ - O Grande Pajé, o Deus do Trovão dos Indios

Em outras culturas Ele também é chamado de:

TUPI / ADONAI* / ELOHIM / JAH / OM / BEL / ALÁ / AUM / TAO / DYAUS / PITAR / BRAMAN / PTHA / ATON / AMOM / NUM / YAYÊ e muitos outros

*IHVH - Tetragramatom (letras sagradas para designar o "impronunciavel") - Hebreu/Judeu - como não pode ser pronunciado eles dizem Adonai
Deus cria em si as Divindades e cria de si seres e criaturas.
Deus cria de si seres, uma semente incosciente que pela evolução voltará para Ele de forma cosciente, iluminado e ascencionado.
As Divindades são criadas em Deus (dentro d´Ele).
Qualificamos Deus em sete qualidades. Ele cria, sustenta e se manifesta nestas sete qualidades que irradiam sete Fatores. (por isso temos sete chacras)
  
FATOR CRISTALIZADOR
FATOR AGREGADOR
FATOR EXPANSOR
FATOR EQUILIBRADOR
FATOR ORDENADOR
FATOR EVOLUCIONISTA
FATOR GERADOR
  

Quando Deus assume uma de suas qualidades, Ele se manifesta através de uma Divindade que há Nele, a Divindade manifestadora daquela qualidade. São chamados de Arcanjos, Devas, Co-criadores.
Para entender melhor, é como se Deus fosse um presidente e estas Divindades seus ministros.
Deus possue mais do que estas sete qualidades, pos é ilimitado, mas para o nosso planeta Terra, apenas sete nos chegam e nos amparam, pois somos seres formados por estes sete fatores
.


O TRONO DAS SETE ENCRUZILHADAS é a Divindade de Deus que gera (dentro de Deus) os SETE FATORES que sustentam toda a criação do Planeta Terra.

Esta Divindade é o próprio Deus limitado em suas sete qualidades.

Ela é um Trono Planetário e é formado pela Corôa Planetária



O Trono Planetário gera à partir de Deus os sete fatores e quem os absorverá serão os TRONOS FATORAIS, que são Divindades formadores da Coroa Planetária.

coroa-divina

São Sete os Tronos Fatorais:

TRONO CRISTALINO
 TRONO MINERAL
 TRONO VEGETAL
 TRONO ÍGNEO
 TRONO EÓLICO
 TRONO TELÚRICO
 TRONO AQUÁTICO



Estes Tronos são a individualização do Trono das Sete Encruzilhada, assim como o Trono das Sete Encruzilhadas é uma individualização o Criador.
O Trono Planetário gera sete fatores que são absorvidos pela Coroa Divina, que são irradiados pelos seus Tronos Fatorais. As irradiações destes tronos Fatorais serão absorvidas pelos TRONOS ESSÊNCIAIS que irão absorver os fatores e irradiar essências puras, casa essência gerando (carregando) um sentimento.

TRONO FATORAL CRISTALINO absorve Fator Cristalizador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência CRISTALINA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA FÉ que irá absorver a essência cristalina e irradiar gerando um sentimento de Fé.
TRONO FATORAL MINERAL absorve Fator Agregador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência MINERAL que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DO AMOR que irá absorver a essência mineral e irradiar gerando um sentimento de Amor.

TRONO FATORAL VEGETAL absorve Fator Expansor do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência VEGETAL que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DO CONHECIMENTO que irá absorver a essência vegetal e irradiar gerando um sentimento de Conhecimento.

TRONO FATORAL ÍGNEO absorve Fator Equilibrador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência ÍGNEA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA JUSTIÇA que irá absorver a essência ígnea e irradiar gerando um sentimento de Justiça.

TRONO FATORAL EÓLICO absorve Fator Ordenador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência EÓLICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA LEI que irá absorver a essência eólica e irradiar gerando um sentimento de Lei.

TRONO FATORAL TELÚRICO absorve Fator Evolucionista do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência TELÚRICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA EVOLUÇÃO que irá absorver a essência telúrica e irradiar gerando um sentimento de Evolução.

TRONO FATORAL AQUÁTICO absorve Fator Gerador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência AQUÁTICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA GERAÇÃO que irá absorver a essência aquática e irradiar gerando um sentimento de Geração.
 
Portanto, São sete os TRONOS ESSÊNCIAIS:

TRONO DA FÉ
TRONO DO AMOR
TRONO DO CONHECIMENTO
TRONO DA JUSTIÇA
TRONO DA LEI
TRONO DA EVOLUÇÃO
TRONO DA GERAÇÃO

Estes são os Tronos formadores das SETE LINHA DE UMBANDA.



Cada Trono Essêncial que absorveu uma essência pura irá irradiar para outro trono que irá receber estas irradiações e polarizar as essências, criando pólos UNIVERSAIS e CÓSMICOS - MASCULINOS e FEMININOS - IRRADIADORES e ABSORVEDORES.

São os TRONOS ELEMENTAIS, com uma Divindade assentada em cada um deles. Essas Divindades possuem nomes mantricos e por sincretismo são nominados na Umbanda com os nomes do panteão Africano - Os nossos DIVINOS ORIXÁS 

O Trono Essêncial da Fé se divide em duas polaridades, em Dois Tronos Elementais,  um positivo e outro negativo. Um irradia e outro absorve. Um é masculino e o outro é feminino. Um chamamos de OXALÁ - o outro chamamos de OYÁ TEMPO

Trono de Oxalá - Masculino / universal / irradiador / ampara e sustenta a Fé

Trono de Oyá Tempo - Feminino / cósmica / absorvedor / absorve desequilíbrios da Fé

Quando vivenciamos nossa fé no sentido reto, estamos absorvendo as irradiações de Oxalá, mas quando nos desequilibramos Oyá ira atuar no nosso sentido de equilíbrio para voltarmos ao caminho reto.


* UNIVERSAIS - Atuam irradiando o tempo todo, em todos os seres

* CÓSMICOS - Atuam quando há desequilibrios, absorvendo os excessos.


Os Tronos e as Divindades Assentadas:


TRONO DA FÉ = OXALÁ / OYÁ TEMPO


TRONO DO AMOR = OXUM / OXUMARÊ


TRONO DO CONHECIMENTO = OXÓSSI / OBÁ


TRONO DA JUSTIÇA = XANGÔ / YANSÃ


TRONO DA LEI = OGUM / EGUNITÁ


TRONO DA EVOLUÇÃO = OBALUAYÊ / NANÃ


TRONO DA GERAÇÃO = YEMANJÁ / OMULU 


As Divindades precisam de intermediários para alcançar os seres e as criaturas que estão em outro nível de evolução e para atuarem fora de sua linha. 

Elas emitem vibrações que se cruzam e em cada cruzamento há um trono intermediário com uma Divindade Assentada. Esta Divindade passa a ter as funções do Trono original com as qualidades do Trono Cruzado.

Por exemplo:

Quando o Trono da Geração cruza com o Trono do Conhecimento há um Orixá assentado que Gera Conhecimento, quando ele cruza com o Trono da Justiça há um Orixá assentado que Gera justiça, e assim por diante. 

Este Trono Intermediário também irradiará cruzando as Linhas, gerando novos Tronos com uma Divindade assentada em cada um desses novos cruzamento.

Por exemplo:

O Trono que Gera Justiça (Yemanjá/Xangô) cruzará com as vibrações do Trono do Amor(Oxum) e lá assentará outra divindade Com as funções de Yemanjá (Gerar) qualidade de Xangô (equilibrar) no campo de Oxum (amor), uma Orixá com o atributo de gerar equilíbrio no campo do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário