Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Irradiação Energética

O que é e como ocorrem as irradiações, conforme a explicação da doutrina espírita?
Quais são as orientações básicas e os benefícios espirituais?

            Conforme o dicionário, irradiação é o ato ou efeito de emitir ondas, lançar raios de luz ou de calor, ou vibrações. Em termos de Espiritismo, a definição para irradiação é: transmissão de fluidos espirituais a distância. No processo da irradiação, transmitimos aos outros, pelo mecanismo da força mental, a carga de força vital que dispomos para doar. A irradiação se faz a distância, projetando o nosso pensamento e sentimentos em favor de alguém, movimentando as forças psíquicas através da vontade.
            A pessoa que irradia deve cultivar o equilíbrio psicoemocional. Isto vai lhe formando uma “atmosfera espiritual” positiva e uma quantidade de fluidos agradáveis e salutares que poderão ser dirigidos através da vontade para outras pessoas.
            Portanto, irradiamos energias que obedecem ao que pensamos e sentimos. Essas energias que emitimos continuadamente formam nossa aura e se propagam ao nosso derredor. Essas energias têm reflexos sobre nós mesmos e sobre as pessoas que convivem conosco, os que estão distanciados e todos os seus do ambiente em que vivemos.
            Ao irradiar, devemos focalizar mentalmente a pessoa que irá receber as emanações energéticas.
            Nos processos de irradiação, aquele que ora, pela ação de sua vontade dirigida, transmite aos outros as suas energias vitais, que são imediatamente respostas pela absorção e metabolização automática das energias do ambiente e do plano espiritual pelos chakras.
            Na irradiação, a pessoas, aplicando o pensamento e vontade, acelera essa absorção-metabolização de energias vitais e espirituais direcionando-as para aquele que as receberá.
            As energias se submetem à lei das proporções, isto é, cada um de nós movimenta uma certa quantidade relativa dessas forças, que podem ser somadas as dos espíritos, proporcionalmente, sendo então levadas para o seu objetivo.
            Devemos focalizar o nosso pensamento, restringindo-o a uma certa área, pessoa ou grupo de pessoas, para que ele seja o sustentáculo dessa mesma força. Isto quer dizer que a nossa irradiação deve focalizar alguém, alguns ou uma situação determinada, cientes de que os pedidos feitos genericamente em favor de todos os necessitados não alcançam objetivamente os seus fins. Apenas valem pela intenção.
            O potencial movimentado é aplicado de acordo com o mérito de cada um. Isto é, não é pelo fato de alguém pedir excessivamente em favor de alguém que conseguirá o seu fim.



ENDEREÇO VIBRATÓRIO
            Todas as nossas ações e atitudes refletem as nossas disposições mentais e emocionais. Quando escrevemos ou ditamos para que seja escrito, não apenas alinhamos no papel nossas ideias, mas são grafadas também nossas disposições íntimas. Isso significa que podemos escrever com a luz dos sentimentos nobres ou com as tintas escuras do negativismo.
            No momento em que adicionamos o nome de alguém para irradiação, aquele nome estará impregnado da energia de quem solicitou a irradiação, pois, certamente, quem deseja ajudar estará com o pensamento em quem ele quer ajudar no momento da inscrição do nome. Isto criará o “endereço vibratório”.
            O importante, no momento da escrita, é que alguém esteja mentalizando o paciente para se criar o endereço vibratório. Os espíritos que vão atuar neste processo fazem a localização do paciente através do endereço vibratório, não sendo essencial se anotar o endereço de onde a pessoa reside ou está. A leitura dos nomes de necessitados e os respectivos endereços são necessários somente para que os médiuns criem uma imagem mental.
            O endereço vibratório guia os espíritos, assim como os policias que fazem o cão treinado cheirar algo do fugitivo para encontrá-lo. Se o número de necessitados é muito grande, podemos reuni-los em grupos de dez ou mais e numerar esses grupos e, em vez de nomes, enunciar os grupos pelos respectivos números, somente conservando sobre a mesa os competentes registros, conforme nos orienta Edgard Armond, no livro Passes e Irradiações.
            Isto quer dizer que quando escrevermos ou ditarmos para alguém escrever os nomes de irmãos que necessitam de ajuda, o façamos movidos pelo desejo sincero de auxiliar e socorrer, e não com o propósito de nos libertarmos do dever de ter que orar em benefício do semelhante.
            Recolhido em prece, o homem de boa vontade recebe recursos do plano superior, projetando-os, depois, na direção do enfermo ausente, cuja figura mentaliza.

SUPERANDO OBSTÁCULOS
            Os espíritos que trabalham na cura enfrentam sérias dificuldades no serviço de socorro aos pacientes cujos nomes estão escritos nas listas dos centros espíritas. Além das dificuldades técnicas resultantes de certo desequilíbrio do ambiente onde eles atuam, outros empecilhos os aguardam em virtudes do estado psíquico dos próprios doentes.
            Às vezes, o enfermo tem a mente saturada de fluidos sombrios devidos a conversações maledicentes de intriga, calúnias e fofocas. Outros, encontram-se em excitação nervosa devido a uma violenta discussão. Existem aqueles que estão presos no vício das drogas e do álcool, dificultando ainda mais o trabalho socorrista.
            Outras vezes, os fluidos irradiados das sessões espíritas penetram nos lares enfermos, mas encontram o ambiente carregado de fluidos agressivos provenientes de discussões ocorridas entre os seus familiares.
            È evidente que os desencarnados têm pouco êxito na sua tarefa abnegada de socorrer os enfermos quando estes vibram sentimentos de ódio, vingança, luxúria, cobiça ou quaisquer outros sentimentos negativos.
            No processo de irradiação, ocorrerá um fluxo de energia que se dirigirá a outra pessoa, chegando ao perispírito desta, que poderá absorvê-las ou não, de acordo com a lei de sintonia, de afinidade, de merecimento e de condições específicas do momento.
            Para a irradiação ser eficaz, a pessoa que será ajudada deve estar receptiva (favorável ao recebimento da ajuda para melhor absorver o recurso espiritual). Além disso, é fundamental estar disposta a se melhorar espiritualmente. A ajuda da irradiação é passageira e tais recursos fixar-se-ão e novos acrescentar-se-ão quando o indivíduo passar a ter vida equilibrada.
            Aqueles que forem fazer as vibrações (irradiação), deverão se recolher em oração ou meditação, evitando desentendimentos, ambientes negativos e intoxicar-se com fumo, alcoólicos etc.
            A prática do Evangelho no Lar pode ajudar a harmonizar o ambiente e despertar nossa religiosidade. Um ambiente harmonioso é exatamente importante. Lar sem harmonia passa a ser habitado por entidades inferiores, que criam desentendimentos.
            Com o autoconhecimento e nossa reforma íntima estaremos cada vez mais aptos para ajudarmos e sermos ajudados, inclusive, através das irradiações energéticas.

ESQUEMA BÁSICO DE IRRADIAÇÃO ENERGÉTICA A DISTÂNCIA
            Vamos usar um exemplo de uma família.
            Dona Maria é uma pessoa muito simples, com uma fé em Deus inabalável. Ela está orando a Jesus, pedindo proteção a seu filho que está desempregado, sua nora e sua netinha.
            Ao se concentrar na imagem de Jesus, ela entra em sintonia, mesmo sem saber, com seus guias espirituais. Neste momento, os espíritos benfeitores começam a irradiar suas energias em direção à família.
            Dona Maria recebe as energias dos seus guias através dos centros de força (chakras). Este auxílio espiritual potencializa as energias de Dona Maria, que, levemente em estado de transe, irradia em direção aos seus entes queridos. Sua nora e netinha recebem as energias de Dona Maria potencializadas pelas energias dos guias espirituais.
            Infelizmente, seu filho, que foi demitido do emprego, está revoltado e com ódio do patrão, o que acabou criando um campo energético que o deixa isolado e insensível às influências Superiores. Mas as preces de sua mãe não serão em vão. Assim que ele mudar seu padrão de sentimentos e pensamentos, através do perdão, estará mais receptivo ao auxílio espiritual.


REVISTA CRISTÃ DE ESPIRITISMO  -  POR:  EDVALDO KULCHESK

Um comentário:

  1. eu queria pedir orações para cura de infermidades urgente para Afonso de Araujo Santos

    ResponderExcluir