Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Banho com Ervas nosso de cada dia

                                                                                            
Ervas medicinais ampliam benefícios e garantem mais prazer ao hábito diário de higiene
Quem disse que o banho serve apenas para a limpeza do organismo?
A adoção de medidas simples, como o uso de ervas medicinais e óleos essenciais extraídos das plantas, potencializam os benefícios gerados por este hábito de higiene comum no cotidiano de todas as pessoas. Apenas uma regra precisa ser seguida à risca, segundo a dermatologista Deise Aparecida dos Santos Godoy: banhos quentes e longos nem pensar.
    “A temperatura da água deve ser amena, entre morna e fria, para evitar o ressecamento da pele”, orienta.
O banho em chuveiro, segundo ela, deve ser rápido, entre 10 e 15 minutos, no máximo. A precaução é essencial principalmente durante o inverno, já que banhos quentes e demorados removem o manto lipídico que protege a pele e causa ressecamento.
Ao usar banheiras, é recomendado cuidado extra com a pele e usar hidratantes com abundância após o banho. Outra medida recomendável é enxugar bem o corpo, especialmente entre os dedos dos pés, para evitar aparecimento de fungos e as chamadas frieiras.
Além do hidratante, usar protetor solar, mesmo sob tempo nublado, é outro cuidado essencial para garantir a saúde da pele.
O banho com ervas, que podem ser encontradas em farmácias, lojas de produtos naturais, na feira ou mesmo no quintal de casa, garante mais do que a higiene.
O recomendável é fazer uma infusão e misturar à água utilizada no banho. Há quem prefira usar a erva sem fervê-las, em banhos de imersão e com gotas de óleo essencial. E não ter banheira em casa não é obstáculo para um banho medicinal.
Uma estratégia criativa é colocar a erva em um pequeno saquinho de pano e amarrá-los ao chuveiro ou ducha. Agora, é aproveitar!
Dicas
Conheça algumas das ervas usadas em banhos e seus efeitos:
Hortelã: tonifica os músculos, é revigorante, amacia e odoriza a pele.
Flor-de-laranjeira: garante sensação de frescor e ajuda a fechar poros excessivamente dilatados.
Sálvia: indicada para quem tem pele oleosa, combate cravos e espinhas.
Orégano: o conhecido tempero é indicado para combate de dores musculares e reumática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário